Conselho Executivo do Comitê avalia organizar torneio sem a chancela da Associação Internacional de Boxe (Aiba). Presidente da entidade é apontado pelos Estados Unidos como criminoso
Por GloboEsporte.com — Tóquio
REUTERS/Peter Cziborra
O futuro do boxe olímpico pode ser decidido nos próximos dois dias. Após ameaçar retirar a modalidade dos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) discutirá sobre o tema em reunião do seu conselho executivo, a partir desta sexta, em Tóquio. Uma das alternativas para manter o boxe nos Jogos de 2020 é desvincular o torneio olímpico da Associação Internacional de Boxe (Aiba). Presidente da entidade, o uzbeque Gafur Rakhimov é apontado como criminoso nos Estados Unidos.
- Nós estamos extremamente preocupados com a governança da Aiba - disse o presidente do COI, Thomas Bach, no início do ano. - O comitê executivo do COI não está satisfeito com os relatórios recebidos sobre a entidade. Suas finanças, seus técnicos e suas acusações de doping nos preocupam - completou o dirigente.
Responsável pelo boxe amador, a Aiba está sem receber repasses do COI desde dezembro de 2017. Por conta disso, o Comitê Olímpico Internacional instalou um órgão administrativo temporário para supervisionar o esporte e a qualificação para os Jogos de 2020.
Wladimir Klitschko faz campanha para que a WBA assuma o lugar da Aiba — Foto: Getty Images
Outras entidades de boxe, como a Associação Mundial de Boxe (WBA) e o Conselho Mundial de Boxe (WBC), prometeram ajudar o COI a manter o boxe na Olimpíada. Ex-campeão mundial dos pesados, o ucraniano Wladimir Klitschko faz campanha para que a WBA assuma o lugar da Aiba.
- Também peço ao COI que considere a WBA como a organização que centralizará o esporte, enquanto continua melhorando as proteções e interesses de seus atletas e fãs e concede a licença olímpica representar o esporte em Tóquio - comentou o ex-pugilista.
O apoio de Klitschko à WBA surge logo depois de a entidade inaugurar um escritório em Lausanne, na Suíça, mesma cidade em que o COI e a Aiba estão sediados. Uma das modalidades mais antigas do cronograma olímpico, o boxe está presente nos Jogos desde St. Louis 1904.
Nenhum comentário:
Postar um comentário